19 out 9 doenças dermatológicas mais comuns na infância
omo muitos de vocês já sabem, a Dra. Evódie Fernandes é Mestre em Dermatologia Pediátrica, atendendo a crianças das mais variadas idades em seu consultório.
Hoje ela nos contará quais são as doenças de pele mais comuns na infância, as quais os pais precisam estar atentos e procurar o médico dermatologista o antes possível:
✴️ PEDICULOSE (PIOLHO)
Conhecida popularmente como piolho, é uma doença parasitária causada por insetos sugadores de sangue que vivem e se reproduzem na superfície da pele e dos pelos.
✴️ MICOSE
São infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e o cabelo. A transpiração, o calor e a umidade são alguns fatores que favorecem o surgimento das micoses superficiais.
✴️ DERMATITE DE FRALDAS (ASSADURA)
É, provavelmente, a alteração cutânea mais frequente na primeira infância, já que o uso de fralda ocasiona aumento da temperatura e da umidade locais, com tendência à irritação pelo contato prolongado com urina e fezes.
✴️ PITIRÍASE VERSICOLOR (PANO BRANCO)
É um tipo de micose oportunista causada por uma levedura, encontrada com elevada frequência no couro cabeludo e em regiões da pele ricas em glândulas sebáceas. É comum nos climas quentes e úmidos e na maioria das vezes afeta adolescentes. Não é contagiosa. Os sintomas incluem manchas de pele mais claras ou mais escuras do que a pele ao redor, geralmente no tronco e nos ombros.
✴️ MOLUSCO CONTAGIOSO
É uma infecção viral contagiosa relativamente comum nas crianças, com lesões formadas por elevações translúcidas, com certo brilho e com umbilicação (depressão) central. Geralmente, após avaliação, o médico indicará qual o melhor tipo de tratamento que pode envolver desde extração manual a procedimentos cirúrgicos dependendo do grau de desenvolvimento da infecção.
✴️ ALERGIA
É comum que meninas utilizem maquiagens de adulto ou pintem os cabelos para irem às aulas. Mas a pele das crianças tende a ser mais fina e porosa do que a dos adultos, por isso absorve mais os produtos e tem maior risco de apresentar reações alérgicas graves em contato com algumas substâncias químicas.
✴️ ECZEMA OU DERMATITE ATÓPICA
A doença é caracterizada pelo surgimento de pequenas lesões no corpo. Geralmente, começa com pequenas marcas vermelhas que evoluem com descamação e muita coceira. Existem vários tipos e níveis para a doença.
✴️ MILIARIA (BROTOEJA)
Um dos problemas mais comuns entre as crianças são as brotoejas, as quais estão relacionadas ao suor e podem surgir devido a temperaturas mais quentes. São pequenas bolhas de água pelo corpo, principalmente em locais de dobra da pele, e geralmente desaparecem sozinhas. Como prevenção, deve-se evitar o uso de muita roupa em dias quentes.
✴️ IMPETIGO
É uma infecção bacteriana superficial da pele, altamente contagiosa, e muito comum na face ou extremidades da pele de crianças. O verão é a estação propícia para o seu desenvolvimento. Caracteriza-se pelo surgimento de crostas melicérias. Podem formar bolhas que, ao se romperem, liberam um líquido parecido com mel.
Claro que existem outras doenças típica de bebês, crianças e adolescentes, mas escolhemos as mais comuns.