Dra. Evódie Fernandes | relação entre o diabetes e a saúde da pele
Vocês conhecem a relação do diabetes com nossa pele?  Caracterizado pelo aumento da glicose no sangue (hiperglicemia), o diabetes traz, entre as suas consequências, alterações na pele e maior probabilidade de infecções cutâneas, deixando-a mais propensa ao ressecamento e a infecções por fungos ou bactérias. Isso ocorre porque a pele do diabético é afetada quando o nível de glicose sobe e o corpo tenta reagir eliminando o excesso de açúcar pela urina, ocasionando sua desidratação e o ressecamento.
diabetes, pele, infecções cutâneas, fungos, bactérias
1108
post-template-default,single,single-post,postid-1108,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive

Dia mundial de combate ao diabetes – qual a relação com a saúde da pele?

Dia mundial de combate ao diabetes – qual a relação com a saúde da pele?

                                                                                 

Hoje o mundo inteiro celebra o combate ao diabetes, com o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e educação nos cuidados de pacientes com a doença. Mas vocês sabiam qual a relação do diabetes com nossa pele?
Caracterizado pelo aumento da glicose no sangue (hiperglicemia), o diabetes traz, entre as suas consequências, alterações na pele e maior probabilidade de infecções cutâneas, deixando-a mais propensa ao ressecamento e a infecções por fungos ou bactérias. Isso ocorre porque a pele do diabético é afetada quando o nível de glicose sobe e o corpo tenta reagir eliminando o excesso de açúcar pela urina, ocasionando sua desidratação e o ressecamento.
Além disso, a circulação do sangue e as camadas da pele, como a derme e a epiderme, possuem dificuldades no seu processo de restauração após lesões, trazendo problemas de cicatrização.
O mais importante para os pacientes diabéticos é manter os níveis de glicose no sangue sob controle sempre, pois é o descontrole glicêmico que faz com que a pele fique menos hidratada, aumentando as chances de infecções. E claro, devem seguir todas as orientações do dermatologista.