15 jan Pele descansada é pele mais bonita e saudável
A quantidade e qualidade do sono afetam mais do que nosso rendimento nas atividades diárias, humor e memória. É durante esse momento que o corpo exerce funções como fortalecimento do sistema imunológico, secreção de hormônios e combate o envelhecimento das células. Quando as horas de sono são insuficientes e sem qualidade, nossa pele perde a viçosidade, fica opaca, além de se acentuarem olheiras e manchas.
A quantidade de horas que cada um precisa dormir é relativa de acordo com o funcionamento do organismo, sendo necessárias normalmente de 8 a 10 horas por noite, tempo suficiente para que o nosso cérebro regule a produção do hormônio do crescimento, o GH, que acelera o metabolismo e é importante para renovação celular, sendo aliado no combate ao envelhecimento cutâneo.
O encurtamento desse período de sono gera uma inflamação que pode deteriorar mais precocemente a formação de colágeno, proteína responsável por melhorar a estrutura, a firmeza e a elasticidade do corpo. Somando-se a isso, na falta de um sono de qualidade, o cortisol, hormônio ativado pelo estresse, permanece em altos níveis e não cicla como deveria, acarretando a formação de radicais livres e o aparecimento de rugas precoces.
A hora mais adequada de se deitar, é por volta das 22 horas. A partir dessa hora até às duas da madrugada ocorre ativação rejuvenescedora dos tecidos. Inclusive, o hormônio melatonina, que neutraliza radicais livres, promove o relaxamento geral e favorece o rejuvenescimento, começa a ter sua produção aumentada a partir do pôr do sol e atinge o máximo de sua atividade entre as 22 e as 2 h. Por isso é importante evitar a exposição a luz intensa do celular. Quem pretende manter a pele com boa aparência e rejuvenescida deve cuidar muito suas noites de sono.