Dra. Evódie Fernandes | Confira as dicas da dermatologista Evódie Fernandes sobre a correta suplementação. e os danos do uso excessivo dos principais suplementos consumidos.
A suplementação pode ser mais uma aliada na busca por uma vida mais saudável. No entanto, com uso excessivo e sem orientação médica, os danos serão maiores do que os benefícios, colocando a saúde em risco e podendo levar a sintomas tóxicos. Para deixar nosso bate-papo de hoje mais dinâmico, vamos elencar os danos causados pelo excesso das principais vitaminas suplementadas (hipervitaminose), destacando que os danos maiores serão no consumo de grandes quantidades de vitamina A e D, uma vez que elas não são eliminadas através da urina:
suplementação, vitaminas, cabelos, vitamina D
1151
post-template-default,single,single-post,postid-1151,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive

Suplementos para pele, cabelo e unhas. Conheça os riscos do uso excessivo.

Suplementos para pele, cabelo e unhas. Conheça os riscos do uso excessivo.

A suplementação pode ser mais uma aliada na busca por uma vida mais saudável. No entanto, com uso excessivo e sem orientação médica, os danos serão maiores do que os benefícios, colocando a saúde em risco e podendo levar a sintomas tóxicos.

Para deixar nosso bate-papo de hoje mais dinâmico, vamos elencar os danos causados pelo excesso das principais vitaminas suplementadas (hipervitaminose), destacando que os danos maiores serão no consumo de grandes quantidades de vitamina A e D, uma vez que elas não são eliminadas através da urina:

WHEY PROTEIN – composto pela proteína do soro do leite, aumenta a liberação de insulina pelo organismo e, consequentemente, a produção da proteína IGF-1, que estimula a produção da glândula sebácea, levando ao surgimento de cravos e espinhas;

Na HIPERVITAMINOSE DE VITAMINA A, os sintomas iniciais da intoxicação crônica são o cabelo escasso e áspero, a queda parcial das sobrancelhas, as rachaduras labiais e a pele seca, tendo cefaleias intensas, hipertensão intracraniana e fraqueza generalizada como manifestações tardias. Os sintomas desaparecem quatro semanas após a interrupção do uso do suplemento;

No caso de HIPERVITAMINOSE DE VITAMINA B, quando se trata da B12, pode haver reações alérgicas e alterações esplênicas. Quando a intoxicação for por vitamina B1 (tiamina), pode levar a uma vasodilatação periférica, queda na frequência respiratória e convulsões;

Quando o EXCESSO É DE VITAMINA D, os sintomas só aparecem meses após a administração de altas doses dessa substância, podendo causar graves danos aos ossos e uma fragilidade dos tecidos e dos rins. Provoca também um aumento exacerbado de cálcio sanguíneo, retirando este mineral dos ossos para a corrente sanguínea, que tende a ser depositado nos tecidos moles do organismo. Em razão disso, pode haver a formação de litíases renais, pois o sangue tentará excretar o cálcio, além de esclerose dos vasos sanguíneos.

A escolha da suplementação deve ser sempre acompanhada da orientação nutricional e dermatológica, de modo a determinar o melhor tipo para cada organismo. Apesar do dermatologista não prescrevê-los, ele pode avaliar benefícios e complicações derivados do uso de determinados suplementos.

Se ficou com dúvidas, deixa nos comentários que adoraremos responder.

E se precisar, agende uma consulta com a Dra. Evódie Fernandes. Aceitamos convênios.

————————————
DRA. EVÓDIE FERNANDES – DERMATOLOGISTA

📌 R. Duque Caxias, 503 – sala 206
Encantado/RS

www.evodiedermato.com.br

☎️ (51) 3751.2192
📱 (51) 99289.2348
————————————