Dra. Evódie Fernandes | Confirma os principais procedimentos cirúrgicos realizados pelo dermatologista.
A Dermatologia Cirúrgica engloba procedimentos minimamente invasivos que devem ser realizados por médico dermatologista com domínio das técnicas cirúrgicas e conhecimento clínico das patologias da pele e anexos. Alguns procedimentos realizados pelo dermatologista.
dermatologia cirúrgica
1211
post-template-default,single,single-post,postid-1211,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive

Calvice Feminina – causas e tratamentos

Calvice Feminina – causas e tratamentos

A calvície feminina (alopecia) é uma forma de queda de cabelos geneticamente determinada, sendo relativamente frequente na população. É uma disfunção que ocorre de forma progressiva e se manifesta com a rarefação dos fios no topo da cabeça, sem cabelos caindo visivelmente na maioria dos casos. Esse processo, chamado de miniaturização dos fios, apresenta como principal sintoma o afinamento progressivo dos cabelos até o seu desaparecimento, notando-se que os cabelos ficam mais ralos e progressivamente o couro cabeludo mais aberto.

A causa principal da calvície feminina é genética mas muitas outras situações podem contribuir ou se sobrepor a esta, agravando o problema. Exames clínicos e laboratoriais devem ser solicitados para excluir outras causas de alopecia e ajudar no diagnóstico. Sabe-se que tanto a calvície masculina quanto a feminina são resultado de uma alteração hormonal no ciclo de vida dos fios de cabelo. Essa alteração é causada pela reação da testosterona com a enzima 5-alfarredutase. Essa enzima converte a testosterona em di-hidrotestosterona (DHT), hormônio responsável pela diminuição gradual dos folículos capilares e pelo afinamento dos fios. Além do histórico familiar, também podem influenciar na calvície feminina outros fatores como ovários policísticos, doenças da tireoide, sífilis, deficiência de ferro, uso de alguns medicamentos.

CALVICE TEM CURA?
Dependendo do grau, a calvície pode ser tratada clinicamente ou cirurgicamente. Para muitos casos, o tratamento pode ser feito por meio de fármacos que controlam a ação da enzima 5-alfarredutase ou por meio de medicações tópicas que estimulam o crescimento capilar. Além disso, a presença de outras causas que possam estar contribuindo para a calvície precisam ser diagnosticadas e também tratadas. Caso não haja melhora, recorre-se aos procedimentos cirúrgicos. É importante diagnosticar e iniciar o tratamento o mais precocemente possível, para manter a maior quantidade de fios e evitar o afinamento, desta forma retardando a evolução da doença.

Somente o dermatologista poderá diagnosticar a calvície feminina e determinar a maneira mais adequada de ser abordada e tratada.

Caso você esteja percebendo algum desses sintomas, agende uma consulta.