16 maio Conheça os 5 principais problemas de pele do bebê
Os bebês possuem o sistema imunológico imaturo, sua pele é fina e sensível e existem, por isso, maiores riscos de alergias, infecções, irritações etc. No post de hoje, contaremos a vocês os principais problemas de pele dos bebês:
1️⃣ BROTOEJA
Nos bebês, as glândulas sudoríparas ainda não estão completamente desenvolvidas. Por isso, principalmente nos dias de muito calor, nas áreas de maior transpiração, como o pescoço, as axilas e as dobrinhas do corpo, podem surgir pequenas bolinhas vermelhas ou esbranquiçadas, que podem causar irritação e coceira.
2️⃣ CASPA OU DERMATITE SEBORREICA
São pequenos flocos brancos e oleosos que surgem no couro cabeludo e outras partes do corpo, como atrás da orelha, por exemplo, nos bebês de até 6-8 meses. Isso acontece porque nessa fase o bebê ainda acumula alguns hormônios da mãe, como a progesterona, que estimula a produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas. Aos poucos, enquanto o hormônio é eliminado, elas tendem a diminuir.
3️⃣ HEMANGIOMAS
São manchas vermelhas com tamanhos variados causadas pela malformação dos vasos da pele.
4️⃣ DERMATITE ATÓPICA
Causa muita coceira e deixa a pele do bebê seca. Em alguns casos, ela pode até rachar e sangrar. As áreas mais afetadas são a face, o pescoço e as áreas de extensão e com o passar do tempo as dobrinhas. Em geral, tende a melhorar até a puberdade.
5️⃣ ASSADURAS OU DERMATITE DE FRALDA
Deixar o bebê muito tempo com a fralda úmida, higienização ou cuidados inadequados na região ou quando ele tem uma urina muito ácida provocam aquela vermelhidão entre as dobras da região da genitália e ao redor, característica das assaduras. Em alguns casos, a pele fica inflamada e causa ardência, irritação e coceira.
Você sabia que a Dra. Evódie é especialista em dermatologia pediátrica? Adoraremos receber também seu filho para uma avaliação. Agende uma consulta.