
14 set PRIMEIROS SOCORROS – QUEIMADURAS
Queimadura é toda lesão causada por agentes externos sobre o revestimento do corpo. Ela pode destruir desde a pele até tecidos mais profundos, como ossos e órgãos. Por isso, preste atenção a este post, pois a recuperação depende também dos primeiros momentos após o acidente. As queimaduras são classificadas em três tipos:
1º grau – atinge a epiderme (camada superficial da pele) e se apresenta com vermelhidão sem bolhas e discreto inchaço local, com dor presente;
2º grau – atinge a epiderme e parte da derme (2ª camada da pele), há presença de bolhas e a dor é acentuada;
3º grau: atinge todas as camadas da pele, músculos e ossos, e ocorre necrose da pele (morte do tecido), que se apresenta com cor esbranquiçada ou escura. A dor é ausente, devido à profundidade da queimadura, que lesa todas as terminações nervosas responsáveis pela condução da sensação de dor.
Mas atenção! As queimaduras de mãos, pés, face, períneo, pescoço e olhos, quaisquer que sejam a profundidade e a extensão, necessitam de tratamento hospitalar. A gravidade da queimadura será determinada pela profundidade, extensão e a área afetada.
A recomendação é SEMPRE buscar auxílio médico, mas sabemos que é comum que algumas pessoas sigam receitas caseiras para o tratamento das queimaduras, por isso deixamos aqui uma lista sobre o que NÃO fazer caso se queime:
Não use nunca: pasta de dentes, pomadas, clara de ovo, manteiga, óleo de cozinha ou qualquer outro ingrediente sobre a área queimada;
Não remova tecidos grudados: corte cuidadosamente e retire o que estiver solto;
Não estoure bolhas.
Sabemos que acidentes acontecem, mas na maioria das vezes podem ser evitados. Cuidem-se sempre e lembrem-se de que existe um médico pronto para atendê-los.