Dra. Evódie Fernandes | LESÕES NA PELE PODEM SER URTICÁRIA.
1490
post-template-default,single,single-post,postid-1490,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive

LESÕES NA PELE PODEM SER URTICÁRIA.

LESÕES NA PELE PODEM SER URTICÁRIA.

Irritação cutânea com lesões avermelhadas e inchadas, como vergões e que coçam muito? Pode ser urticária, problema de pele caracterizada por lesões que podem surgir em qualquer área do corpo, pequenas, isoladas ou se juntarem e formar grandes placas avermelhadas, com desenhos e formas variadas, sempre acompanhadas de coceira. Aparecem em surtos em qualquer período do dia ou da noite, durando horas e desaparecendo sem deixar marcas na pele.

De acordo com o tempo de duração, a urticária pode ser: aguda (quando os sinais e sintomas desaparecem em menos de seis semanas) ou crônica (quando os sintomas duram por seis semanas ou mais). Já de acordo com a causa, a urticária é classificada em: induzida (quando um fator é identificado, como drogas, alimentos, infecções, estímulos físicos) e espontânea (quando a doença ocorre sem uma causa identificada).
Embora seja mais comum em adultos jovens (entre 20 e 40 anos), a urticária crônica pode ocorrer em qualquer idade. A melhor forma de evitá-la é se afastar daquilo que lhe provoque alergia. Assim, o principal passo é descobrir quais são esses “gatilhos”. Também é indicado evitar calor, bebidas alcoólicas e estresse, pois são fatores que pioram a irritação.
O primeiro passo do tratamento é determinar o tipo de urticária (crônica ou aguda/ espontânea ou induzida). A automedicação pode prejudicar, e muito, o tratamento e o controle da doença, que deve ser conduzido pelo médico dermatologista.