
21 out COMO EVITAR PELOS ENCRAVADOS AO BARBEAR?
Muitos homens sofrem com os pelos encravados. E por que isso acontece? Os pelos são formados basicamente por duas partes: a raiz, que fica na derme (uma camada um pouco mais profunda da pele); e a haste, ou pelo, que é a parte que fica para fora da pele. O pelo encrava quando ele não consegue romper a camada mais superficial da pele, curvando a sua ponta e penetrando novamente pelo folículo. Como ele se torna um corpo estranho, o seu organismo tenta se livrar dele e produz uma reação inflamatória parecida com espinhas que podem coçar e doer. E quando essa inflamação é causada por bactérias, ela evolui para a foliculite.
A boa notícia é que com alguns cuidados ao barbear, é possível evitar o incômodo. Para isso, é necessário adotar algumas dicas.
ESFOLIAR e HIDRATAR a pele são duas das maneiras mais eficazes de prevenir os pelos encravados. O esfoliante ajudará na remoção de células mortas e irá liberar o caminho para o fio crescer. A hidratação, por sua vez, evita o ressecamento da pele, já que a pele ressecada também é mais propensa a lesões. Além disso, algumas outras dicas pontuais para você que não abre mão de ter sempre os pelos raspados:
Lave sempre o rosto com água morna, que abrirá os poros, e sabonete neutro, que evita o ressecamento da pele;
Nunca passe a lâmina sobre a pele seca. Use sempre uma espuma de barbear, assim a lâmina desliza melhor e evita que o pelo arrebente;
Evite ao máximo passar a lâmina no sentido contrário dos fios;
Evite esticar a pele na hora de barbear;
Sempre enxágue o rosto com água fria para fechar os poros e, em seguida, aplique um hidratante para ajudar na cicatrização.
Nos casos crônicos, é sempre importante consultar um dermatologista para determinar um tratamento adequado, que pode ser feito com produtos de uso tópico, até intervenções com laser.
Compartilhe com aqueles homens que você conhece que se barbeiam.