
28 jan Como cuidar da pele das crianças após PICADA DE INSETOS.
Muitas vezes os bebês são alvo de mordidas de insetos, sendo os mais comuns pernilongos, borrachudos, pulgas e formigas, especialmente agora, durante o verão.
Na maior parte dos casos, além do desconforto, não há motivos para preocupação, além de atenção a possíveis reações alérgicas.
Há certos tipos de picadas piores que outras, como as de vespas, marimbondos e abelhas, que podem doer mais e demorar mais para sarar.
Não é raro que as crianças apresentem algum tipo de reação alérgica às picadas. Nas reações menos graves, o que acontece é que surgem novas “picadas” pelo corpo, mesmo em lugares onde o inseto não atacou, e elas podem ficar vermelhas, inchadas e coçando bastante.
O ato de coçar pode provocar feridas e com elas algumas manchas. Para evitar que isso aconteça, é recomendado estar atento ao tipo de picada e em alguns métodos para aliviar o desconforto:
1) Compressas frias, de gelo ou com um pano molhado com água gelada, aliviam a coceira e reduzem o inchaço.
2) Se surgir alguma bolha no local (coisa que acontece às vezes com picadas de formiga), não a estoure.
3) Existem pomadas especiais para aliviar a dor, a irritação e a coceira. Há cremes que também evitam infecção, no caso de a criança coçar muito a área e criar uma ferida. Pergunte ao dermatologista qual é o creme ideal para ter na farmacinha de casa.
4) Se as picadas estiverem muito inchadas e coçando demais, um anti-histamínico por via oral pode aliviar o desconforto. Mas só dê remédios que tenham sido receitados pelo médico que cuida da criança.
5) Mantenha as unhas do bebê bem curtas para ele não se arranhar, e tente evitar que ele coce demais as picadas, mantendo-as cobertas por roupas, por exemplo.
Agora é só curtir o verão com seu pequeno. E no caso de qualquer dúvida, agende uma consulta. Estamos esperando.