31 maio Causas e tratamentos de verrugas
Verrugas são proliferações benignas da pele causadas pelo papilomavírus humano, o HPV.
A infecção ocorre nas camadas mais superficiais da pele ou mucosa, ativando o crescimento anormal das células da epiderme.
O HPV é transmitido por contato direto com pessoas e/ou objetos infectados, sendo que pequenas feridas são necessárias para a inoculação do vírus. Pacientes com baixa imunidade são os mais vulneráveis ao aparecimento de verrugas e o pico de incidência ocorre entre 12 e 16 anos. Após o contato com o vírus, é comum que demore semanas ou meses para que as lesões se manifestem, por isso a prevenção é sempre a sua melhor aliada.
No entanto, o tratamento é possível e pode variar de acordo com o aspecto da verruga e do local acometido.
Mas atenção: não espere que haja sangramento ou dor para buscar ajuda do dermatologista. Por mais que possam involuir espontaneamente dentro de alguns meses, a medicação ainda é necessária para evitar o risco de disseminação do vírus para outras pessoas e até mesmo da autocontaminação por meio de novas lesões.
Existem diferentes modalidades terapêuticas que levam à destruição ou à remoção das lesões. São usados tanto medicamentos tópicos, quanto ácidos, por exemplo, até procedimentos cirúrgicos. Cada tipo de verruga exige um tratamento diferenciado. Por isso é essencial que o tratamento seja feito por orientação e acompanhamento médico.