26 mar Como evitar a assadura nos bebês?
A dermatite na área de fralda ou assadura são as erupções da pele que ocorrem na região que fica em contato com as fraldas. É mais frequentemente causada pelo contato com urina ou fezes, e muito comum em crianças menores de 2 anos de idade, grupo que mais usa fraldas.
A principal causa de assadura é uma reação à ação irritante de substâncias presentes na urina e nas fezes em contato prolongado com a pele. Na pele já machucada, a persistência do contato da urina e fezes tende a piorar a lesão, que pode evoluir para o surgimento de feridas. Um outro momento que isto pode ocorrer é durante a introdução dos alimentos no cardápio da criança, quando há uma mudança na composição e pH das fezes, propiciando a assadura.
⚠️⚠️⚠️ COMO EVITAR AS ASSADURAS NOS BEBÊS
O tratamento para a dermatite de fralda dependerá muito de cada caso, da causa do problema e da gravidade da lesão. O dermatologista pediátrico deverá avaliar a situação e indicar o melhor tratamento, podendo ser necessárias medicações de uso local ou oral para amenizar a inflamação e melhorar os sintomas. No entanto, alguns cuidados que sempre devem ser observados pelos pais:
🚼 Evite ao máximo o uso de lenço umedecido, pois o perfume pode irritar mais ainda a pele. Quando estiver em casa, use algodão com água morna a cada troca de fralda;
🚼 Sempre que possível, lave o bumbum com água e sabonete neutro depois que a criança evacuar;
🚼 Deixe a pele secar naturalmente por alguns minutos antes de aplicar creme protetor, que é importante por sua função de impedir o contato direto com as fezes e urina;
🚼 Se na próxima troca ainda tiver uma fina camada do creme, não esfregar ou atritar para retirá-lo;
🚼 A troca de fralda deve ser frequente para tentar diminuir ao máximo o contato prolongado das fezes e urina com a pele.
A Dra. Evódie Fernandes possui Mestrado em Dermatologia Pediátrica, além de ser apaixonada pelo universo infantil. Se você tem crianças na família, agende uma revisão dermatológica também para os pequenos.