03 mar Crioterapia – em que situações o tratamento de lesões pelo frio?
A Dermatologia Cirúrgica engloba procedimentos minimamente invasivos que devem ser realizados por médico dermatologista com domínio das técnicas cirúrgicas e conhecimento clínico das patologias da pele e anexos.
Um dos procedimentos que a Dra. Evódie Fernandes realiza em seu consultório é a CRIOTERAPIA, também chamada de criocirurgia, que é um método muito eficiente para tratarmos lesões como tumores e verrugas através do frio, já que o resfriamento rápido e intenso da pele provoca a destruição das células. Conseguimos o resfriamento abrupto da pele através de nitrogênio líquido a temperaturas negativas. É um método seguro, limpo, rápido e altamente eficaz, quando indicado e utilizado corretamente.
Como funciona a crioterapia?
A aplicação da crioterapia é feita através de um crio-spray, um tipo de spray borrifador adaptado especialmente para a realização deste tratamento e responsável por produzir um fino jato de nitrogênio que é aplicado diretamente sobre a lesão, ou então através do congelamento de ponteiras que são encostadas na pele a ser tratada.
A duração do procedimento varia de acordo com a lesão a ser tratada. Em lesões benignas, a crioterapia pode ser feita em segundos, enquanto em lesões malignas pode ser necessário um congelamento mais profundo, que dura minutos. E em alguns casos pode ser necessário duas ou até mesmo três sessões para a eficácia do tratamento.
Quando é indicada a crioterapia?
A crioterapia é um tratamento abrangente que pode ser utilizado com diversos objetivos e de diversas formas. Entretanto, o uso mais comum deste método é para o tratamento de:
✴️Verrugas no corpo, mãos, pés e na região genital;
✴️Melanoses solares, ou seja, manchas em decorrência de exposição solar;
✴️Queratose actínica, uma lesão pré-câncer que também é causada pela exposição ao sol;
✴️Alguns tipos de câncer de pele superficiais e menos agressivos, em que a cirurgia é contraindicada;
✴️Vitiligo.
Se interessou? Agende uma consulta. Aceitamos os principais convênios.