28 maio Cuidados especiais com a pele do idoso
Como manter a pele do idoso saudável e prevenir doenças?
Essa é uma dúvida muito frequente entre as pessoas idosas e os seus familiares. Tendo em mente a dificuldade em encontrar materiais específicos sobre o assunto, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) publicou em 2019 um artigo com todas as informações necessárias para cuidar deste tipo de pele.
Com o envelhecimento, o ressecamento da pele do corpo é uma regra. Isso acontece devido a diminuição da produção de óleo pelas glândulas. Além do ressecamento causar incômodo pelo aspecto áspero e envelhecido, este pode resultar em coceira e até mesmo provocar alergias.
Por este motivo, uma das dicas que vamos deixar aqui hoje para evitar a pele ressecada, dermatites e alergias é a ingestão frequente de água. O idoso sente menos sede e, portanto, é mais propenso à desidratação.
O banho é um momento importante. Evite que seja feito com água muito quente e que seja demorado. Os banhos devem ter duração máxima de 5 minutos, sem a utilização de buchas e esponjas e com sabonetes suaves ou neutros (glicerinados). Lembrando que a fricção exagerada pode gerar manchas roxas, por isso a pele deve ser seca com uma toalha macia e de forma suave.
Por fim, a hidratação deve ser feita diariamente, principalmente nos braços e pernas do idoso, com cremes ou loções sem fragrância. Sendo o momento mais propício logo após o banho.
Por terem uma pele mais sensível, os idosos estão sujeitos a inúmeras doenças. Desta forma, é aconselhável ao menos uma visita anual ao dermatologista para que seja feita uma avaliação completa da pe