10 jun Dermatite seborreica (caspa): conheça os sintomas e tratamentos
A dermatite seborreica, popularmente chamada de caspa, se caracteriza por uma inflamação na pele que causa principalmente descamação e vermelhidão. Engana-se, porém, quem pensa que a dermatite seborreica atinge apenas o couro cabeludo.
A caspa pode atingir também algumas áreas da face, como sobrancelhas, cantos do nariz e orelhas, tronco e até mesmo áreas de dobras como axilas e virilhas.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a dermatite seborreica provavelmente tem origem genética ou pode ser desencadeada por agentes externos. O inverno é a época do ano em que mais aparece, principalmente por causa dos banhos mais quentes. A doença não é contagiosa, não é causada por falta de higiene e não representa riscos sérios à saúde.
Alguns sintomas comuns são:
✴️ Oleosidade na pele e no couro cabeludo;
✴️ Casquinhas brancas que descamam;
✴️ Escamas amareladas que são oleosas;
✴️ Coceira, que pode piorar pelo ato de “cutucar” a pele;
✴️ Leve vermelhidão na área;
✴️ Possível queda de cabelo.
O diagnóstico deve sempre ser feito por um dermatologista, que irá se basear no local das lesões e no relato do paciente. É ele também que indicará o tratamento correto, o qual pode requerer o uso de shampoos específicos, medicações tópicas como loções ou soluções e até mesmo medicações por via oral. Sofre ou já sofreu com a dermatite seborreica?