
16 dez E agora Dra. Evódie – Micose ou psoríase?
O calor chegou e com ele algumas dúvidas. Hoje explicaremos as diferenças entre micose ou psoríase. Em alguns casos, lesões de micose e psoríase podem ser bastante parecidas, pois em ambas as doenças há a formação de placas avermelhadas descamativas. Veja as diferenças:
PSORÍASE é uma doença de pele inflamatória não contagiosa que afeta até 5% da população mundial. O tratamento tópico mais comum é realizado com medicações à base de corticoides. Em mais de 30% dos casos tem origem genética e os gatilhos para que entre em atividade são diversos: estresse, traumas físicos, tabagismo, banhos longos e quentes, uso de algumas medicações, etc. Os sintomas começam com coceira, ardência, descamação da pele e muito ressecamento.
MICOSES são infecções provocadas por fungos. Também são extremamente comuns, transmitidas após contato com a terra, com plantas, com animais e com seres humanos infectados. O tratamento na maioria das vezes é realizado com medicações antifúngicas em cremes ou pomadas.
Os tratamentos para esses tipos de casos geralmente são tópicos (hidratação da área acometida), sistêmicos (medicações orais), biológicos (uso de corticoides), vitamina D, fototerapia (luz ultravioleta) e sessões terapêuticas. O grande problema ocorre quando o paciente decide se automedicar, pois as medicações usadas para tratar a psoríase facilitam o crescimento dos fungos, além de poder aumentar o tamanho e a gravidade da infecção.
Dessa forma, o acompanhamento com um médico especializado é fundamental. Vamos juntos dar força a sua saúde e autoestima? Qualquer alteração em sua pele, consulte um dermatologista.