1. Onde fica a Clínica, como posso entrar em contato e qual o horário de funcionamento?
A Clínica Dra. Evódie Fernandes está localizada na Rua Duque Caxias, n.503 sala 206 – Encantado/RS.
Entre em contato para agendamentos pelo (51) 3751.2192 ou WhatsApp (51) 99289-2348.
Nosso horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira – das 8h as 18h.
2. Aceita convênios?
Sim, além de atendimento particular, aceitamos Unimed e São Camilo.
3. Qual o valor dos procedimentos?
Para saber exatamente a necessidade de cada paciente, pedimos que passe por avaliação da Dra. Evódie Fernandes para depois podermos informar o valor dos procedimentos indicados por ela.
1. Quais são os cuidados da pele do recém-nascido ?
A pele do recém-nascido é fina, sensível e frágil, exigindo um cuidado especial quanto ao uso de produtos cosméticos em sua pele. Evite sempre a água quente ou muito fria, com preferência para água morna. Use pequena quantidade de sabão, preferencialmente nas áreas mais necessárias. Opte por sabões brancos e neutros, não ultrapassando os 10 minutos de banho. Se tiver mais dúvidas, agende uma consulta com a Dra. Evódie Fernandes, especialista em dermatologia pediátrica.
2. Quais são as lesões de pele mais comuns no inverno?
A criança pode apresentar-se clinicamente no inverno com a pele ressecada, de coloração avermelhada, com descamação e coceira ( alteração que chamamos de dermatite atópica). Eventualmente podem ocorrer apenas manchas brancas mal definidas em braços e pernas. Hidratantes são importantes para combater a pele seca; além de cremes e pomadas de cortisona prescritos pelo dermatologista.
3. Quais as doenças de pele mais comuns nas crianças?
Dentre as principais doenças temos as dermatites, o molusco contagioso e as verrugas. Clique aqui para saber mais sobre dermatologia pediátrica.
4. O que é piolho (pediculose)?
Conhecida popularmente como piolho, é uma doença parasitária causada por insetos sugadores de sangue que vivem e se reproduzem na superfície da pele e dos pelos.
5. Crianças podem ter micose?
Sim, inclusive são muito comuns na infância. As micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e o cabelo. A transpiração, o calor e a umidade são alguns fatores que favorecem o surgimento das micoses superficiais.
6. Por que surge a dermatite de fraldas (assadura)?
É, provavelmente, a alteração cutânea mais frequente na primeira infância, já que o uso de fralda ocasiona aumento da temperatura e da umidade locais, com tendência à irritação pelo contato prolongado com urina e fezes.
7. O que é pitiríase versicolor (pano branco)?
É um tipo de micose oportunista causada por uma levedura, encontrada com elevada frequência no couro cabeludo e em regiões da pele ricas em glândulas sebáceas. É comum nos climas quentes e úmidos e na maioria das vezes afeta adolescentes. Não é contagiosa. Os sintomas incluem manchas de pele mais claras ou mais escuras do que a pele ao redor, geralmente no tronco e nos ombros.
8. O molusco contagioso deve ser retirado em cirurgia?
O molusco contagioso é uma infecção viral contagiosa relativamente comum nas crianças, com lesões formadas por elevações translúcidas, com certo brilho e com umbilicação (depressão) central. Geralmente, após avaliação, o médico indicará qual o melhor tipo de tratamento que pode envolver desde extração manual a procedimentos cirúrgicos dependendo do grau de desenvolvimento da infecção.
9. Crianças podem usar maquiagem?
É comum que meninas utilizem maquiagens de adulto ou pintem os cabelos para irem às aulas. Mas a pele das crianças tende a ser mais fina e porosa do que a dos adultos, por isso absorve mais os produtos e tem maior risco de apresentar reações alérgicas graves em contato com algumas substâncias químicas. Converse com a dermatologista para o uso correto conforme a idade e o tipo de maquiagem, evitando alergias.
10. O que é eczema (dermatite atópica)?
A doença é caracterizada pelo surgimento de pequenas lesões no corpo. Geralmente, começa com pequenas marcas vermelhas que evoluem com descamação e muita coceira. Existem vários tipos e níveis para a doença.
11. Por que surgem as brotoejas (miliaria)?
Um dos problemas mais comuns entre as crianças são as brotoejas, as quais estão relacionadas ao suor e podem surgir devido a temperaturas mais quentes. São pequenas bolhas de água pelo corpo, principalmente em locais de dobra da pele, e geralmente desaparecem sozinhas. Como prevenção, deve-se evitar o uso de muita roupa em dias quentes.
12. O que é impetigo?
É uma infecção bacteriana superficial da pele, altamente contagiosa, e muito comum na face ou extremidades da pele de crianças. O verão é a estação propícia para o seu desenvolvimento. Caracteriza-se pelo surgimento de crostas melicéricas. Podem formar bolhas que, ao se romperem, liberam um líquido parecido com mel.
1)Chocolate causa acne?
Não. A causa do surgimento das espinhas é o excesso de açúcar, presente em muitos doces e refeições com alto índice glicêmico (pães, massas e bolos).
2)É bom deixar a unha sem esmalte para que possa respirar?
Sim. É importante deixar de usar esmalte alguns dias, pois o uso contínuo desses produtos pode deixar a unha desidratada, quebradiça e com manchas brancas. Procure hidratar suas unhas, no período sem esmalte, com produtos que contenham ativos como ureia, ceramidas, lactato de amônios e óleos vegetais, de 2 a 3 vezes ao dia.
3)Protetor solar aumenta as chances de desenvolver acne?
Antigamente sim, já que as fórmulas dos produtos eram mais pesadas e comedogênicas, causando a obstrução dos poros. Mas hoje em dia existem texturas ultraleves, específicas para peles oleosas ou acneicas e inclusive com ativos seborreguladores na fórmula, que não só não causam acne como ajudam a evitá-la.
4)Grávidas têm menos pelos durante a gestação?
Não. Inclusive algumas gestantes podem até achar que estão com mais pelos durante essa fase. Isso se deve às alterações hormonais próprias desse período, que prolongam a fase anágena (= fase de crescimento) dos cabelos e pelos. Mas essas alterações são temporárias e tendem a normalizar após o parto.
5)Toxina botulínica é a melhor opção no tratamento do suor excessivo nas axilas (para a hiperidrose axilar)?
A hiperidrose é o excesso de transpiração causado pela produção excessiva de suor pelas glândulas sudoríparas. Uma das melhores opções para hiperidrose axilar é a toxina botulínica, pois trata-se de um método minimamente invasivo, sem risco cirúrgico, comresultados rápidos e efetivos.
6)Para a barba não aumentar, não se deve raspar todo dia?
Não. Raspar a barba todo dia não vai estimular o crescimento de novos pelos nem engrossar os que já existem, pois isso não afeta a raiz do pelo, responsável pelo seu desenvolvimento.
7)Os furúnculos são uma doença do sangue?
Não. Os furúnculos são causados por uma bactéria presente na pele, que invade o folículo piloso causando a infecção.
9)Os furúnculos sempre voltam?
Os furúnculos podem ocorrer de forma repetitiva (furunculose de repetição) ou em um episódio isolado. A pessoa que teve um furúnculo pode não ter outro nunca mais.
10) Lavar a cabeça todos os dias apodrece a raiz dos cabelos?
A lavagem diária dos cabelos não interfere nos bulbos capilares. Os fios que caem durante a lavagem cairiam de qualquer forma, em outro momento, pois já estavam em fase de queda.
11) Lavar a cabeça com água quente faz cair os cabelos?
Não. No entanto, em pessoas que apresentam dermatite seborréica, deve-se evitar a água quente, que estimula a produção de oleosidade, podendo piorar a doença e favorecer a queda dos cabelos.
12)Usar boné faz cair os cabelos?
O uso do boné não faz cair os cabelos, mas pode, em algumas pessoas que não tiram o boné da cabeça o dia inteiro, agravar condições como a dermatite seborréica, favorecendo a queda dos cabelos.
13)O uso frequente de tintura pode estragar os cabelos?
O uso continuado de tinturas e outros produtos químicos para alterar a cor dos cabelos pode afetar a haste do fio causando a perda do brilho e da resistência.
14)Calvície tem tratamento?
Já existem tratamentos com resultados significativos para interromper a queda dos cabelos e, até mesmo, fazê-los crescer novamente.
15)Pintas e sinais podem virar câncer?
Alguns tipos de sinais, como os nevos pigmentados (sinais escuros), podem se transformar em um câncer de pele chamado de melanoma. Por isso esteja atento a qualquer sinal, e mantenha suas consultas em dia com a dermatologista.
16. Quais são os procedimentos cirúrgicos que o dermatologista realiza?
São vários os procedimentos cirúrgicos que podem ser feitos pelo dermatologista, sendo os mais comuns curetagem, eletrocoagulação, cauterização química, crioterapia com nitrogênio líquido, biópsia cutânea e pequena cirurgia de lipomas, cistos, verrugas e unhas encravadas. Clique aqui para saber mais sobre dermatologia cirúrgica.
1. Quais os principais procedimentos estéticos realizados?
Os procedimentos estéticos mais realizados são o peeling químico, o laser, tratamento de rugas com toxina botulínica e microagulhamento. Para conferir todos os tratamentos que fazemos na clínica clique aqui
2. Toxina botulínica deixa a pessoa sem expressão?
Não! Desde que o procedimento seja realizado por um médico com conhecimento, sem exageros, tratando apenas os grupamentos musculares que produzem mais rugas. Assim, a expressão da pessoa não é afetada, apenas suavizada nos locais desejados.
3. Aplicar óleos na pele evita estrias?
Os cremes que contém óleo de rosa mosqueta, óleo de semente de uva e óleo de amêndoas, ajudam na prevenção de estrias, pois conferem uma maior elasticidade à pele. No entanto, não impedem o aparecimento delas.
4. Compressas de pepino podem ser usadas para clarear as olheiras?
O pepino gelado causa uma constrição dos vasos das olheiras, podendo suavizar momentaneamente o aspecto das mesmas. O que melhora temporariamente o aspecto das olheiras não é o pepino em si, mas a temperatura gelada. As olheiras podem ser tratadas com a combinação de cremes de uso diário com vitamina K1, arbutin, ácido kójico, entre outros ativos, lasers ou luz intensa pulsada.
5. Maquiagem envelhece a pele?
O excesso de maquiagem não envelhece a pele, mas quando não é retirada adequadamente, pode causar irritações e obstruir os poros da pele, favorecendo o surgimento de cravos e espinhas, além do envelhecimento da pele.
6. Lixar os pés é ruim para a pele da região?
Lixar os pés não deixa de ser um tipo de agressão à pele, que pode reagir ficando ainda mais grossa para se proteger. O ideal é hidratar bem o local e preferir esfoliantes específicos para essa região.
7. Pele oleosa envelhece mais tarde e tem menos rugas?
A pele oleosa possui a camada lipídica protetora mais espessa do que os outros tipos. Assim, ela ajuda a evitar a perda de água através da barreira cutânea e, dessa forma, as rugas demoram mais a aparecer. No entanto, o envelhecimento não está relacionado somente à perda de água, mas também a fatores externos, como tabagismo, exposição solar excessiva, poluição, alimentação, entre outros.
8. A pele oleosa não precisa de hidratação?
A pele oleosa precisa, sim, de hidratação. Inclusive quem tem tendência à acne também necessita de nutrição, a fim de manter a textura saudável e viço. Muitas vezes, o ressecamento excessivo desencadeia o efeito rebote, tornando a pele mais oleosa, caso não seja hidratada.
9. Depilação com cera provoca flacidez na pele?
A retirada dos pelos por depilação não interfere nas fibras colágenas e elásticas da pele e, portanto, não provoca a flacidez.
10. Depilação com roll-on ou cera quente causa varizes?
Mito. As varizes são formadas devido a uma alteração das veias das pernas, dificultando o retorno do sangue venoso para o coração e aumentando a pressão dentro dos vasos. A depilação não interfere neste processo.
11. Proteger a pele do sol no dia a dia pode retardar o surgimento das rugas?
A principal causa do envelhecimento da pele é a sua exposição aos raios ultravioleta do sol (fotoenvelhecimento), por isso o uso frequente de proteção solar retarda o envelhecimento cutâneo e o surgimento das rugas.