Dra. Evódie Fernandes | Confirma os principais procedimentos cirúrgicos realizados pelo dermatologista.
A Dermatologia Cirúrgica engloba procedimentos minimamente invasivos que devem ser realizados por médico dermatologista com domínio das técnicas cirúrgicas e conhecimento clínico das patologias da pele e anexos. Alguns procedimentos realizados pelo dermatologista.
dermatologia cirúrgica
1288
post-template-default,single,single-post,postid-1288,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive

Furúnculos – porque se formam e como tratar

Furúnculos – porque se formam e como tratar

Uma forma de foliculite (infecção de pele que se inicia nos folículos pilosos, cavidade na qual nasce o pelo), o furúnculo acomete não só o folículo piloso em sua profundidade, mas também a glândula sebácea anexa. É, portanto, uma infecção e inflamação profunda da unidade pilossebácea causada por bactérias.

O furúnculo surge geralmente a partir de uma foliculite superficial, uma lesão de pele que se assemelha a uma pequena espinha com pus, se desenvolvendo ao ponto de se aprofundar e formar um abcesso no local, com edema (inchaço), vermelhidão, calor e dor na pele.

O tratamento é baseado no uso de antibióticos (comprimidos e/ou pomadas) e compressas quentes que ajudam a acelerar o processo inflamatório e a drenagem. Em alguns casos há a necessidade de cortar e drenar a infecção.

É importante consultar um médico dermatologista para que seja determinado o tratamento mais adequado para a sua condição e o acompanhamento da evolução. Lembrando que o uso de antibióticos nunca deve ser feito sem a supervisão de um profissional.