Dra. Evódie Fernandes | GRANDES MITOS ANESTESIA CAUSA QUEDA DE CABELO?
1499
post-template-default,single,single-post,postid-1499,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive

GRANDES MITOS ANESTESIA CAUSA QUEDA DE CABELO?

GRANDES MITOS ANESTESIA CAUSA QUEDA DE CABELO?

Muitos pacientes reclamam da queda de cabelo após uma cirurgia. Essa ocorrência levou algumas pessoas a acreditarem que a anestesia é uma causa para a queda. Mas você sabia que isso é um MITO?
Você pode não perceber, mas o cabelo não cresce de forma contínua. Na sua cabeça, existem fios em diversas fases de crescimento e outros em queda. Proporcionalmente, para se ter uma ideia, 90% dos fios estão crescendo ativamente, enquanto 10% estão em repouso ou queda.
Esse é o processo considerado normal para o crescimento e a queda dos cabelos. No entanto, existem fatores que podem interromper a evolução e acelerar a perda de fios. Um deles é o eflúvio telógeno. Traduzindo: isso faz com o que o cabelo caia antes do que deveria. Entenda o que isso significa e o que tem a ver com a anestesia. Existem duas principais causas para ocorrer o eflúvio telógeno.

TRAUMA OU CHOQUE
Pode ser provocado como reação do organismo a uma agressão, um corte ou um acidente. O trauma faz o cabelo cair nos meses seguintes à ocorrência;

DESORDENS DE SAÚDE
Doenças, situações de estresse crônico e o uso de determinados medicamentos.

Uma cirurgia envolve ambas as situações, já que existe o trauma causado no corpo com incisões e suturas, bem como o uso de medicamentos. O estresse é um dos grandes responsáveis por estimular o eflúvio telógeno e, ao passar por uma cirurgia, é natural que existam preocupações e consequências físicas e mentais para o paciente. Desta forma, o estresse psicológico pode ser uma das causas da queda de cabelo. Além disso, também existe o estresse cirúrgico devido à resposta endócrina e metabólica ao trauma causado pelo procedimento. Isso é inerente a qualquer cirurgia.

A anestesia, por sua vez, tem a função de suprimir ao máximo esse estresse, mas dificilmente consegue eliminar 100% dele. Sendo assim, o responsável pela queda de cabelo relacionada à cirurgia é o estresse psicológico e/ou cirúrgico. A anestesia não causa queda de cabelo!