
08 out Grandes mitos – áreas não expostas ao sol não estão sujeitas ao câncer de pele
Que devemos evitar a exposição solar para prevenir o câncer de pele, todos já sabem. Mas será verdade que as áreas não expostas ao sol não estão sujeitas a doença?
No post de hoje eu te conto que este é um grande MITO. Sim, as áreas protegidas da exposição direta dos raios solares tendem a apresentar menos risco de câncer, mas ele ainda pode aparecer e você deve sempre ficar atento a qualquer alteração que surgir na pele. Os tipos de câncer de pele são três:
-Carcinoma basocelular (CBC): o mais prevalente dentre todos os tipos, tem baixa letalidade e pode ser curado em caso de detecção precoce. Surgem mais frequentemente em regiões expostas ao sol, como face, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas.
-Carcinoma espinocelular (CEC): segundo mais prevalente dentre todos os tipos, pode se desenvolver em todas as partes do corpo, embora seja mais comum nas áreas expostas ao sol, como orelhas, rosto, couro cabeludo, pescoço etc.
-Melanoma: tipo menos frequente dentre todos os cânceres da pele, mas com o pior prognóstico, tendo mais de 90% de chance de cura quando há detecção precoce da doença.
Vale lembrar que uma lesão considerada “normal” para um leigo, pode ser suspeita para um médico.Por isso, é importante observar a própria pele constantemente, e procurar imediatamente um dermatologista caso detecte qualquer lesão suspeita.
Como estão suas visitas ao dermatologista? Estamos te esperando. Agende já sua consulta e previna-se das doenças de pele.
DRA. EVÓDIE FERNANDES – DERMATOLOGISTA
📌 R. Duque de Caxias, 503 – sala 206
Encantado/RS – Vale do Taquari
☎️ (51) 3751.2192
📱 (51) 99289.2348