27 out Por que hidratar a pele
Às vezes nos preocupamos com rotinas complexas de cuidados para a pele e deixamos de lado hábitos mais essenciais, mas fundamentais para a saúde e beleza. Um exemplo disso é a hidratação da pele. Parece óbvio? Mas isso não é feito por um número grande de pessoas, por isso o conteúdo de hoje é muito importante e pedimos que compartilhe.
A hidratação é a reposição de água na derme e epiderme – camadas mais superficiais da pele. A hidratação diária é fundamental para essa reposição ser bem-sucedida, tanto pela ingestão de líquidos, de 2 a 3 litros de água ao longo do dia, quanto pelo uso de hidratantes específicos para cada tipo de pele, incluindo as oleosas, que também devem ser hidratadas.
Em casos de desidratação, a pele fica áspera, opaca e sem vida, com descamação e que ressaltam rugas e linhas de expressão. Entre os vários problemas e doenças de pele que podem surgir pela desidratação, destacamos: sensibilidade, rosácea, dermatite atópica, psoríase, rachaduras e falta de elasticidade. Destacamos que a pele do rosto, por ser mais fina e delicada, merece cuidados de hidratação diferentes da pele do corpo.
Além da ingestão adequada de água e hidratantes, indicamos os seguintes cuidados para evitar o ressecamento:
⚠️ evitar tomar banhos muito quentes;
⚠️ evite sol em excesso;
⚠️ hidrate seu corpo logo após o banho, quando os poros estão abertos;
⚠️ procure esfoliar a pele semanalmente para potencializar os hidratantes usados.