Dra. Evódie Fernandes | OS PIORES CONSELHOS QUE TE DÃO SOBRE A ROTINA SKINCARE
1526
post-template-default,single,single-post,postid-1526,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive

OS PIORES CONSELHOS QUE TE DÃO SOBRE A ROTINA SKINCARE

OS PIORES CONSELHOS QUE TE DÃO SOBRE A ROTINA SKINCARE

Como médica dermatologista, fico muito feliz que os cuidados com a pele tenham se tornado uma preocupação e prioridade para o público geral. Cuidados básicos são essenciais para manter a pele saudável e evitar problemas futuros. No entanto, muitos conteúdos têm surgido nas redes sociais que não são feitos/aprovados pelos profissionais da saúde. Estamos na “era dos influencers” e, por mais bacana que isso seja e melhor que sejam as intenções ao compartilhar algumas dicas, muitas vezes a rotina de cuidados que eles estão te mostrando não tem NADA a ver com a sua pele, seu histórico, condições e particularidades.

Por isso, precisamos falar sobre os PIORES conselhos que podem te dar quando se trata da SUA pele e da rotina de skincare:

Usar ácidos para controlar acne/melasma – sim, muitos produtos dessa natureza são vendidos nas farmácias sem a necessidade de prescrição médica, no entanto, o uso indevido pode causar mais danos à pele do que benefícios. Nunca se automedique.

“Se está queimando é porque está funcionando” – esse é um conselho que está diretamente ligado ao anterior: queimação pode ser uma reação alérgica e sinal de que a sua pele está sendo lesionada.

Quanto mais produtos usar, melhor a pele vai ficar – outro conselho questionável. Cada pele é única e somente o dermatologista poderá determinar quais produtos e dosagem adequada para ela.

“Se você tem acne, isso significa que a sua higiene não está adequada” – quer um conselho mais degradante do que esse? Acne nada tem a ver com a frequência que você lava o seu rosto, o que, inclusive, pode piorar o quadro se feito em excesso. Ela pode ser de origem hormonal ou bacteriana, e o diagnóstico só é feito pelo dermatologista.

Se a maquiagem tem FPS, não é preciso reaplicar o protetor ao longo do dia – seja inverno ou verão, o protetor solar deve ser reaplicado de acordo com a indicação do fabricante. Não caia nesse conto de que maquiagens com FPS podem te proteger, especialmente se você estiver em tratamento com cremes de uso tópico e exposta ao sol com frequência.

Lembramos que comprar produtos por indicação de pessoas não habilitadas pode se tornar o famoso “barato que sai caro”. Consultando com o dermato, você terá uma rotina indicada especialmente para você com segurança para a sua pele e sem o risco de gastar dinheiro em produtos que não funcionam.