Dra. Evódie Fernandes | TIPOS DE VERRUGA E TRATAMENTOS
1590
post-template-default,single,single-post,postid-1590,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive

TIPOS DE VERRUGA E TRATAMENTOS

TIPOS DE VERRUGA E TRATAMENTOS

Você sabia que existem diversas lesões de pele que parecem verrugas, mas não são? Além disso, há também vários tipos de verruga que requerem tratamentos específicos. Desta forma, a automedicação é muito arriscada. Como reconhecê-las e quando se preocupar?

Lembrando, é claro, que este post não substitui um diagnóstico com o dermatologista. No caso de qualquer alteração na pele ou mucosas, busque imediatamente um profissional.

Verrugas são lesões cutâneas causadas pelo vírus papilomavírus humano (HPV). A infecção por esse vírus promove um crescimento anormal das células da epiderme e as lesões podem ter forma, textura e cor diferentes.

Verrugas vulgares
Comuns na infância, são lesões irregulares, endurecidas e ásperas que surgem, normalmente, nas áreas de atrito, como mãos, dedos, cotovelos e joelhos. Quando aparecem ao redor das unhas são chamadas de verrugas periungueais.

Verrugas plantares
Elas têm esse nome porque aparecem na planta dos pés e são popularmente conhecidas como “olho de peixe” por causa do seu aspecto com pontinhos escuros no centro. Muita gente confunde com calos. A pressão do peso do corpo ao andar pode gerar dor.

Verrugas anogenitais (condilomas anogenitais)
São lesões na mucosa genital, uretra, vagina, colo do útero, região perianal, ou mucosa oral que têm o aspecto de couve-flor. Podem ser únicas ou múltiplas. Cerca de 40 subtipos de HPV estão relacionados à doença, sendo que 12 deles são mais preocupantes, pois podem evoluir para o câncer de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe.

Verrugas filiformes
São comuns em pessoas mais velhas e surgem, em geral, na face, pescoço, pálpebras e lábios. Têm uma forma fina e alongada.

Verrugas planas
Parecem bolinhas acastanhadas ou amareladas com superfície lisa que, normalmente, surgem na face e dorso das mãos dos adolescentes.

Tratamento das verrugas
É importante fazer um diagnóstico correto por meio de uma consulta com um dermatologista. O não tratamento das lesões, ou pior, o tratamento incorreto de uma lesão como verruga pode complicar o quadro e piorar uma doença que pode ser grave.

Agende uma consulta no caso de suspeita. Estamos te esperando.