Dra. Evódie Fernandes | Tratamentos
113
page-template-default,page,page-id-113,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive

Tratamentos

A Dermatologia Clínica e Preventiva é a área de atuação que diagnostica, previne e trata doenças e problemas relacionados à pele, cabelos, pelos e unhas, como: acne, alergias, rosácea, sinais, câncer de pele, doenças das unhas e cabelos, vitiligo, lúpus, psoríase, entre outras. Por isso é considerada a essência da Dermatologia.  É indicada uma visita ao dermatologista pelo menos uma vez ao ano para analisar, por exemplo, sinais e manchas que possam aparecer e assim realizar a prevenção de doenças, como o câncer de pele. O exame dermatológico compreende ainda a análise do tipo de pele do paciente e o uso de cremes adequados para rosto e corpo.                                                                                                           

Lembre-se de que a pele é o maior e mais visível órgão do corpo humano. E os dermatologistas, por se dedicarem exclusivamente aos cuidados dela e anexos, são os profissionais ideais para garantir uma pele saudável. Inicie as consultas periódicas, o quanto antes, afinal, desde o nascimento a pele passa a sofrer agressões de raios solares, vento e maus hábitos do dia a dia, além do envelhecimento natural da pele.

A Dermatologia Cirúrgica engloba procedimentos minimamente invasivos que devem ser realizados por médico dermatologista com domínio das técnicas cirúrgicas e conhecimento clínico das patologias da pele e anexos. Alguns procedimentos que realizamos:

 

Eletrocoagulação de lesões 

Consiste na destruição das lesões cutâneas com o uso do aparelho de eletrocoagulação para o tratamento de pequenas lesões tumorais da pele, tais como verrugas virais, siringomas, ceratoses seborreicas, entre outras.

 

Retirada de sinais e pintas (exérese) 

Procedimento reparador que tem como objetivo remover lesões que possam evoluir para um câncer de pele. Esses sinais são retirados por meio de uma pequena cirurgia com o objetivo de eliminar a lesão por completo. Com anestesia local e um bisturi elétrico ou não, fazemos uma incisão e retiramos toda a pele ao redor da lesão, dissecando-a e removendo-a para posterior envio para exame quando necessário.

 

Crioterapia (criocirurgia)

A crioterapia é um método para tratar lesões benignas, pré-malignas e malignas através do frio, já que o resfriamento rápido e intenso da pele provoca a destruição das células. Conseguimos o resfriamento abrupto da pele através de nitrogênio líquido a temperaturas negativas. É um método seguro, limpo, rápido e altamente eficaz, quando indicado e utilizado corretamente.

 

Excisão (retirada) de tumores benignos e malignos

Excisão é um procedimento cirúrgico de remoção de uma lesão benigna ou maligna por meio do corte da pele ao redor desta lesão. Em casos de câncer de pele, é removido um pedaço de pele normal ao redor da lesão como margem de segurança. A excisão cirúrgica é o tratamento padrão-ouro para o câncer de pele, ou seja, é sempre a primeira opção para a retirada do tumor, podendo depois ser combinada com outros tratamentos, como a radioterapia ou pomadas imunomoduladoras.

 

Curetagem de lesões

A curetagem é um procedimento de remoção de lesões superficiais através de raspagem, feita com um instrumento chamado cureta. É necessária a utilização de anestesia local e não há necessidade de pontos. Pode ser realizada como procedimento único para lesões superficiais (molusco contagioso e ceratose seborreica) ou como complemento em tratamento de outras lesões cutâneas (verrugas gerais e carcinomas basocelulares).

 

Biópsias e cirurgias de unhas

Realizamos cirurgias nas unhas sob anestesia local para tratamento de unhas encravadas e tumores, além de biópsias de matriz, leito ou lâmina ungueal. A biópsia das unhas é pedida nos casos em que há dúvida do diagnóstico da doença cutânea ou quando precisamos remover uma lesão benigna ou maligna da pele para posterior análise em laboratório.

A Dermatologia Estética, também conhecida por Cosmiatria, é um campo da Dermatologia que cuida especificamente das situações da pele que trazem prejuízos estéticos ao paciente, como melasma, flacidez da pele, rugas, estrias e envelhecimento de mãos, pescoço e colo. Em nossa clínica, priorizamos o uso de tecnologias para os tratamentos, com resultados excelentes e mais seguros. Por isso, investimos pesado nos melhores aparelhos disponíveis no mercado. Alguns procedimentos que realizamos:

 

Microdermoabrasão

A microdermoabrasão é um tipo de peeling que realiza a esfoliação física e muito superficial da pele, a qual pode ser feita por aparelhos específicos ou manualmente, promovendo a remoção das células mortas e, consequentemente, a renovação celular e o estímulo da produção de colágeno. As indicações são cicatrizes, fotoenvelhecimento, rugas superficiais e moderadas, além de estrias nos diversos lugares do corpo.

 

Laser Ablativo e Não Ablativo

Os lasers são hoje a revolução para os tratamentos estéticos e dermatológicos. Utilizados para diversas funções em praticamente todas as áreas do corpo, trazem benefícios se indicados e usados corretamente. Em nossa clínica, atuamos com o equipamento de última geração Etherea, que é uma plataforma muito versátil, com diversas ponteiras para todo tipo de tratamento. O aparelho é indicado no tratamento de cicatrizes de acne, cicatrizes cirúrgicas, rugas na face, pescoço e colo, tratamento de estrias, mancha escuras ou claras, melasma refratário, vasos da face, rosácea, poros dilatados, rejuvenescimento das mãos, estimulação de colágeno, fotoenvelhecimento da pele, flacidez, dentre tantas outras indicações para o uso de laser.

O aparelho  ETHEREA-MX® possui ponteira Dual Mode (Erbium) ablativa, fracionada ou não fracionada, com disparo simples ou duplo, dando a contração tecidual do ablativo. Ablativa porque atinge a camada superficial da pele, apenas na região escolhida, agindo mais profundamente do que outros tratamentos e de forma mais precisa, por isso é indicada para rugas, linhas de expressão, cicatrizes cirúrgicas ou de acne, flacidez facial, estrias brancas e manchas.

Saiba mais sobre o aparelho  ETHEREA-MX® aqui 

 

Luz Intensa Pulsada 

Usando a mais moderna e avançada tecnologia em sistema de luz, a IPL-Sq® do ETHEREA MX® agrega uma exclusiva e completa plataforma de tratamentos, oferecendo um procedimento de ampla indicação clínica e cosmética enquanto garante extrema segurança e satisfação dos resultados. Usada na prevenção e no tratamento do envelhecimento cutâneo, com estímulo do colágeno; combate à acne ativa, com ação anti-inflamatória e antibacteriana; depilação progressiva e permanente em diferentes regiões do corpo; tratamento de vasos da face e asa nasal, além de rosácea, nevos rubis, aranhas vasculares, hemangiomas e telangiectasias; tratamento de melanoses solares e diferentes tipos de lesões pigmentares na face, mãos e outras regiões do corpo.

 

Subcision 

Subcision significa Cirurgia Subcutânea Sem Incisão, por isso dizemos que é um procedimento minimamente invasivo usado como opção para a correção de rugas e sulcos da face, cicatrizes deprimidas e no tratamento da celulite de graus mais avançados.

 

Peeling Químico

O peeling químico é um procedimento médico no qual são utilizados diversos tipos de produtos de acordo com o resultado que se deseja obter e com a profundidade que se deseja atingir, objetivando a descamação induzida da pele, visando o aumento da produção de colágeno e reformulação celular. Melhora a textura e firmeza da pele, clareia manchas, atenua rugas finas e melhora o aspecto das estrias. Os peelings químicos podem ser superficiais, médios e profundos, a escolha depende da necessidade do paciente, assim como a quantidade de sessões do tratamento. O procedimento é muito seguro, remove as células danificadas para nascer uma nova pele, mais lisa, mais brilhosa, clara, regenerada e mais saudável.

 

Peeling Físico

Os peelings físicos são considerados mais superficiais e possuem um efeito de esfoliação que favorece a renovação da pele e aumenta a penetração de ativos. Pode ser usado de forma isolada ou combinada com peelings químicos. Esta técnica é indicada para tratamento de cravos no rosto entre outros.

 

Microagulhamento 

Microagulhamento, também chamado de indução percutânea de colágeno, é uma técnica que utiliza de diversas perfurações na pele com microagulhas para induzir formação de colágeno, apresentando uma pele mais firme, rejuvenescida e de aspecto saudável. O microagulhamento é indicado para cicatrizes de acne, de queimadura e cicatrizes cirúrgicas, além do tratamento de estrias, melasmas e estágios iniciais do envelhecimento facial.

 

Toxina Botulínica DYSPORT ®

A toxina botulínica é uma proteína que causa relaxamento muscular no local onde é injetada. Trabalhamos com a renomada  marca Dysport, em doses adequadas, conquistando sempre os melhores resultados para nossos pacientes. Sua aplicação é feita diretamente no músculo responsável pela formação da linha ou ruga de expressão, causando seu relaxamento temporário e conferindo ao rosto uma aparência mais rejuvenescida, descansada, e agradável. É utilizada principalmente na parte superior, para suavizar as linhas de expressão da mímica facial, as rugas da testa, entre as sobrancelhas, e os “pés de galinha”, bem como no posicionamento, arqueamento e desenho das sobrancelhas. Atualmente vem sendo usada também nas rugas periorais (ao redor da boca), sorriso gengival, para suavizar comissuras labiais profundas, para melhorar o contorno do rosto, no pescoço para o tratamento e prevenção das rugas. A toxina botulínica também é bastante utilizada para combater a hiperidrose (sudorese excessiva), sendo aplicada diretamente nas axilas e palmas das mãos.

Minha paixão pela dermatologia pediátrica tem muito tempo já, tanto que meu Mestrado foi nessa área no final da década de 90. Tanto a estrutura da pele quanto as doenças que acometem crianças e adolescentes são diferentes daquelas do adulto ou do idoso.

Doenças genéticas, “marcas de nascença” como hemangiomas, manchas e sinais, dermatites atópica, seborreica ou da área das fraldas, brotoejas, alergias, além de viroses como o molusco e as verrugas, são exemplos de condições que ocorrem principalmente nas crianças. Embora estes diagnósticos exijam conhecimento e experiência, a parte mais difícil é o olhar pediátrico. O lidar com a criança, as particularidades do tratamento, do uso de medicações, os ajustes de doses, o manejo da dor ou do desconforto gerado pelo tratamento, a adequação dos procedimentos às diversas faixas etárias, as particularidades da relação com a família, a atenção à prevenção, a familiaridade com as fases do crescimento e desenvolvimento, a interação com pediatras e a disponibilidade. E aqui você encontra tudo isso e o carinho que os pequenos precisam e merecem.