
03 out Você conhece as diferenças entre UVA, UV e UVB e os efeitos que provocam na pele?
A radiação UV incide sobre a Terra junto com a luz do sol e está dividida em dois tipos: UVA e UVB. Essa radiação provoca diversas reações na pele.
A radiação UVA (cuja intensidade tem pouca variação ao longo do dia) penetra profundamente na pele e aumenta o risco de reações como câncer de pele e fotoenvelhecimento. Mais intensa no verão e no período entre 10h e 16h, a radiação UVB, por sua vez, atinge a pele mais superficialmente e provoca queimaduras e vermelhidão.
Assim, qualquer tipo de exposição ao sol requer o uso de filtro solar, que precisa ser aplicado diariamente, inclusive quando o clima está frio, nublado ou chuvoso, já que, mesmo nessas circunstâncias, 80% dos raios solares conseguem ultrapassar as nuvens e atingir a superfície.
Apresentados em diferentes formas – gel, loção ou spray –, os filtros são produzidos com substâncias que protegem a pele ao absorver, refletir ou dispersar a radiação UV, minimizando seus efeitos.
E como escolher o protetor ideal?
O filtro solar deve ser escolhido considerando a tonalidade e o tipo de pele. Quanto mais clara for uma pessoa, maior o FPS (fator de proteção solar) que ela precisará. Atenção: o FPS mínimo recomendado é 30, independente da tonalidade da pele, e a aplicação deve ser feita ao menos 30 minutos antes da exposição solar.
Quer saber qual é o protetor solar ideal para você e se manter sempre protegida? Agende uma consulta. Estamos te esperando.