
07 dez Você sabe o que é Hirsutismo e como tratá-lo?
Hirsutismo é o aumento da quantidade de pelos na mulher em locais comuns ao homem, como queixo, buço, abdômen inferior, ao redor de mamilos, entre as mamas, glúteos e na parte interna das coxas. Embora seja raro, pode afetar as mulheres durante os anos férteis e após a menopausa. Geralmente, está associado à irregularidade menstrual, alterações hormonais, infertilidade e acne, mas muitos casos não têm causa definida.
Existem 3 tipos de hirsutismo:
Familiar: o crescimento de pelos ocorre, mas não por causa dos ciclos menstruais ou de um desbalanço hormonal predominantemente androgênicos (hormônios masculinos). Estes estão normais nestas mulheres. Nesse caso, a condição é antiga, e pode estar associada a alguns grupos étnicos específicos.
Excesso de hormônios masculinos: o hirsutismo pode estar ligado ao excesso de produção de androgênios (hormônios masculinos) pelas glândulas adrenais e os ovários. Em geral, nestes casos, ocorre um surgimento dos pêlos progressivo, e deve ser investigado.
Síndrome dos ovários policísticos (SOP): Esta síndrome é associada ao conjunto de mudanças que a mulher sofre no seu ciclo menstrual por alterações hormonais, oleosidade, acne e infertilidade.
Um dos primeiros passos do tratamento é realizar uma investigação hormonal. A partir daí, o médico irá planejar uma estratégia que passa, inicialmente, pela definição da doença de base, caso exista. Entre os métodos de remoção dos pêlos, existem algumas opções, mas a mais duradoura e eficiente é, sem dúvidas, a REMOÇÃO com LASER.
Mas atenção: apesar dos métodos de remoção serem acessíveis, é importante detectar a causa para evitar o ressurgimento dos pelos e manter a sua saúde em dia. Agende uma consulta. Estamos te esperando.